ESPAÇOS KIDS (QUIOSQUES INFANTIS)



As obras de construção de cinco dos seis Espaços Kids na orla de Praia Grande estão entrando em fase final. Os equipamentos estão passando por detalhes específicos de tematização e acabamento. A previsão é que as unidades sejam oficialmente entregues ainda em 2020. Os espaços, destinados exclusivamente a crianças, ficarão no calçadão nos Bairros Canto do Forte, Guilhermina, Aviação, Tupi, Ocian E Caiçara (foto 19-06-21 em fase final de obras). Após as entregues, será analisado o formato de utilização devido às ações de combate à pandemia do novo coronavírus. Os locais terão temas lúdicos e o acesso ao local será gratuito. A ação está sendo coordenada pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb).


Dentro e fora dos espaços estão sendo instalados playgrounds, piso emborrachado, além de mesas com jogos educativos. Todas as unidades contarão com banheiros, recepção e o atendimento acontecerá por funcionários capacitados. As unidades terão área total de 120 a 121 m², os equipamentos estão sendo feitos de concreto e terão detalhes em fibra de vidro, malhas de ferro e poliestireno expandido.


O grande diferencial dos Espaços Kids é que no lado externo cada um tem uma temática diferente, com decorações específicas, algumas simbolizando o bairro no qual as unidades estão instaladas.


A unidade do Bairro Canto do Forte está sendo construída na altura da Rua Heitor Sanches e terá o formato de um gigante castelo de areia, com fachada de aproximadamente 16 metros e 6,5 metros de altura. A ideia do castelo é remeter à Fortaleza de Itaipu.



O tema do Bairro Guilhermina passou por mudanças ao longo do projeto. A ideia inicial seria a de um gigantesco cupcake, mas atualmente o local está recebendo a unidade chamada “frozen”, com um castelo de mais de 6 metros de altura com material que remete ao gelo. A construção está acontecendo na altura da Rua João Sampaio, próximo do Espaço Multiuso.


Homenageando o contexto aeronáutico do Bairro Aviação, o Espaço Kids do local terá o formato de um portal, com uma réplica lúdica de aproximadamente 6 metros de um avião monomotor. O equipamento será instalado na altura da Rua Bartolomeu Dias.


A área da Cidade com mais homenagens ao povo indígena, o Bairro Tupi, terá um Espaço Kids que representará a oca de um índio com 6,5m de altura e estará localizado na orla, entre as Ruas Uirapuru e Presidente Sarmiento.


No Bairro Ocian, tema oceânico será lembrado com um Espaço Kids em formato de conchas gigantes, com diversos detalhes do fundo do mar. O equipamento terá uma fachada de aproximadamente 16 metros e 6,5 metros de altura e ficará na altura da Rua Afonso Chaves.


E, por fim, o Bairro Caiçara ganhará um Espaço Kids na altura da Praça Jornalista Geraldo Ferraz, próximo à Rua Salvador Molinari. O trecho já passou por revitalização nos últimos anos, ganhando nova iluminação, playgrounds e se tornando uma área de lazer para que as pessoas possam curtir muito mais que somente a faixa de areia. No local, o Espaço Kids terá o formato de um gigante cupcake.


É um espaço exclusivo para crianças, onde os responsáveis poderão deixá-las por um intervalo de tempo enquanto aproveitam a orla. O Espaço Kids terá uma série de atrações divertidas e educativas para os pequenos”.

Fonte: https://www.praiagrande.sp.gov.br